Solidariedade. Foi com esse espírito que os alunos do 5º ano do COC se reuniram para arrecadar dinheiro e doar para a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare). A campanha de arrecadação durou três dias e a entrega aconteceu na manhã de quarta-feira (24).
Segundo a professora da turma, Iolangela Barreto, a ideia da iniciativa é levar as crianças a refletir sobre a realidade em que outras pessoas estão inseridas. “O valor da doação é pequeno. Talvez não custeie nem um remédio, mas o importante é sensibilizar as crianças em torno de pessoas que precisam de ajuda. O objetivo maior é motivar o espírito solidário”, disse.
O estudante Leonardo Palheta já teve membros da família com câncer. Ele falou da felicidade de poder ajudar a quem não possui condições suficientes para fazer o tratamento. “É a primeira vez que participo de algo assim. Meu tio e meu bisavô já tiveram câncer e já que eu tenho um pouco mais de condição, fiquei muito feliz em ajudar o outro”, afirmou.
A voluntária da Ampare, Aline Cortez, parabenizou os alunos pela iniciativa. “É uma iniciativa muito bonita, crianças nessa idade já se preocupam com próximo. Foi lindo e mostrou a união da sala”, avaliou. A entidade, mantida por meio de trabalho voluntário e doações, presta vários tipos de auxílio a pessoas com câncer, como abrigo aos moradores de outras cidades e que fazem tratamento da doença em Imperatriz. No total, são cerca de 70 famílias atendidas pela Ampare. “A gente une forças e vontade de trabalhar”, revelou a professora do COC e voluntária da instituição, Márcia Carvalho