24 de maio é o Dia do Vestibulando. Para comemorar, na sexta-feira (23), o COC promoveu uma palestra com o escritor Edmilson Sanches. O objetivo foi dar algumas orientações aos alunos, como escolha da profissão e dicas de vestibulares. Para Sanches a prova de seleção para o curso superior é um rito de passagem na qual toda a vida estudantil é avaliada. “Por isso é importante o aluno saber um pouco de cada coisa”, orientou.
“Estamos o tempo todo sendo avaliados. O vestibular é só mais uma, mas pega o ser humano no momento de transformação”, defendeu. Durante a exposição, o escritor apresentou dados interessantes sobre o vestibular. “No Brasil, o vestibular começou em 1977 e era a igreja que selecionava quem ia fazer o curso superior”, informou. E hoje, o pais conta com 13 áreas de nível superior, distribuídos em 21.37 cursos. “Achei a palestra bem instrutiva e esclarecedora”, avaliou o estudante Wagner Moraes
Edmilson Sanches salientou também que antigamente o poder era dado a quem tinha força, porém hoje é para quem tem conhecimento. “Nasci no interior do Maranhão e venci pela força do conhecimento e da educação. Já fiz palestras em 18 estados e no exterior”, exemplificou.
Confira as dicas de como fazer uma boa prova
– Começar a prova pelas matérias que você sabe.
– Desenvolver um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, assim se consegue ter uma alta qualidade de estudo.
– Uma prova bem feira exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso na hora da prova e acabar tendo o temido “branco”.
– Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa forma de fixar e aprender.
– Não faltar em nenhuma aula e sempre fazer os exercícios propostos.
– Conseguir ter uma leitura crítica.
– Aproveitar todas as fontes de informação que nos cercam, como jornais, revistas e blogs, e sempre se manter atualizado.
– Entender que o vestibular não é o fim do mundo e que ele é igual para todos.
– Saber que pode mudar de curso é fundamental para não encarar o vestibular como um bicho de sete cabeças.
– Ter em mente que alguma educação é melhor que nenhuma: sempre tenha um plano B.
(Fonte das dicas: Revista Abril)