Projeto de Literatura – Leitura e Companhia

 

Imperatriz, 22 de março de 2016.

Circular nº 0008/2016

“A leitura nos leva para mundos que nunca existiram nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho ao nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma.”

(Rubem Alves)

 

Nossa missão como educadores é proporcionar aos nossos alunos contato com os mundos diversos, formando leitores competentes, que vão muito além da simples decodificação das palavras. Com esse desafio, o sistema COC/Pearson e a Companhia das Letras se uniram para criar um projeto contemporâneo e com proposta inovadora.

O projeto tem como objetivos estimular nos alunos à prática da leitura e aproximá-los das obras literárias. Para isso, propõe a leitura do livro impresso paralelamente a atividades interativas na internet.

A seleção dos títulos que integram o Leitura e Companhia Literário teve como base os seguintes critérios:

PARA O ALUNO

Por meio de senhas exclusivas, os estudantes têm acesso ao site especialmente desenvolvido para ser utilizado paralelamente ao trabalho com o livro impresso escolhido pela escola. Ao longo da leitura, em pontos estratégicos do texto, o aluno encontrará questões que avaliarão habilidades leitoras.

No site, o estudante ainda terá a possibilidade de assistir a vídeos gravados pelo autor da obra ou pelo seu editor, comentando o processo de criação da obra e a vida do autor.  Poderá, também, participar de um fórum de discussão (chat) sobre os assuntos tratados no livro.

PARA O PROFESSOR

Após o aluno responder ao item de avaliação, a resposta é enviada ao servidor Pearson, ficando registrado o dia e o horário em que foi enviada.

Esses registros permitem que o professor obtenha relatórios com a data em que as respostas foram enviadas (para avaliar o ritmo e o processo de leitura do aluno), dos acertos e erros nas respostas e do desempenho por meio dos resultados individuais por habilidade, dos resultados coletivos da nossa escola e comparativos com as outras escolas participantes do projeto.

Assim, encerradas as atividades previstas para cada livro, o professor, com base na análise dos relatórios de desempenho dos alunos, aplicará outras atividades garantindo, assim, o desenvolvimento das habilidades leitoras.

 

O portal Leitura e companhia estará aberto até dia 31 de dezembro, onde os alunos poderão resolver atividades e dar suas sugestões sobre o projeto.

A experiência de viajar pelas histórias é única, individual e intransferível.

“Livro que te quero lido”

Boa viagem!

 Iniciarmos as atividades com o livro de Literatura, nesta terça-feira (29 de março de 2016). Adquira seu KIT dos livros paradidáticos na secretaria da escola (veja os valores especificados na tabela abaixo) e acompanhe o desenvolvimento e as orientações das diversas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *