caipirococ

No próximo dia 27, acontece o IX CairoCOC, a festa junina do COC e da Casa Escola dei Bambini. A programação começa às 17h30, no Colégio COC, localizado na Rua Santa Catarina, esquina com Dom Cesário, no Maranhão Novo.  O evento contará com a participação dos alunos e de grupos convidados que apresentarão danças nordestinas como Lindô, Cacuriá, Bumba-meu-boi e Dança do Coco.

O tema desse ano é a Cultura Popular Maranhense. Tanto as apresentações, quanto a  decoração serão relacionados a essa temática.  “Escolhemos esse tema por que temos uma cultura muito rica que as vezes é desconhecida. Temos danças juninas que vão muito além do Bumba-Meu-Boi. São manifestações culturais  lindas que precisam ser vistas. Temos que valorizar nossa cultura, nossos hábitos, nossa gente para criarmos laços de pertencimentos, por isso, convidamos grupos para apresentarem danças diversificadas”, destacou a diretora do COC, Graciete Salani.

A aluna Laura Santos participa do Arraiá todos os anos e já está ansiosa. “É uma festa muita boa, uma das mais esperadas na escola. Reúne muitos alunos e pais. É um momento de descontração tanto para quem assiste quanto para gente que faz as apresentações. Sem falar que é uma forma de valorizarmos uma cultura típica da nossa região”, avaliou.

Além das apresentações de danças nordestinas, haverá comidas e brincadeiras juninas, que farão parte da I Gincana Junina do COC.  Para envolver os pais na festança, a programação contará com um concurso de Forró. A animação será no embalo do Pé-de-Serra, com a banda “Seu Genur”.

Danças Típicas

Cacuriá – Uma dança de roda animada por instrumentos de percussão. É apresentada aos pares. As mulheres vestem blusas curtas e saias longas, já os homens calças e coletes. Ambos, descalços. A dança tem origem na Festa do Divino

Dança do Coco – Originou-se a partir do canto dos trabalhadores nos babaçuais. É uma dança de roda, em que se utilizam pandeiros, ganzás, cuícas e instrumentos utilizados no cotidiano, como machadinhas e cofos.

Lindô – Dança afrodescendente, onde, embalados aos versos de improvisos, os casais apresentam passos que se assemelham aos das demais manifestações juninas.

Bumba-meu-boi – É resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena. Durante a dança, o boi é morto, sendo ressuscitado e volta a dançar.  Ao redor dele aparecem vários personagens típicos como a índia, o vaqueiro e o fazendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *