“Hoje (12) é dia de The Beatles, baby”. O COC Imperatriz realiza, a partir das 10 horas, na sede da escola, o festival de músicas da banda que foi um dos maiores fenômenos do rock internacional. Participam 14 bandas, compostas por professores, alunos e outros colaboradores que interpretarão composições como Don’t Let Me Down, All My Loving e Oh Darling. O The Beatles COC Festival conta ainda com a apresentação da banda Melquiades Dissonante.
O tributo aos Beatles vai reunir estudantes do fundamental menor ao ensino médio. As três bandas que se destacarem serão premiadas. Os dois primeiros lugares recebem uma guitarra, doada pela Fisk, e a terceira colocada ganha um vale compra da Ellus. Além dos grupos musicais, a torcida mais organizada leva 15 ingressos para o Cinesystem.
A intenção da competição é aliar a integração escolar ao aprendizado da língua inglesa. “A iniciativa valoriza a cultura pop rock e desperta a curiosidade dos alunos sobre a banda, além de valorizar o aprendizado do idioma”, disse o coordenador de eventos Axel Brito. Adriano Fonseca estuda o 9º ano e quando soube do evento, garantiu logo a participação. “Como tenho amigos da minha sala que já têm experiência com música, decidimos nos inscrever”, conta.
As apresentações serão abertas a alunos, pais, professores e convidados. Embora o festival ainda nem tenha acontecido, já há ideias para o próximo – que deve ser em tributo à banda brasileira Legião Urbana. A data ainda não está definida.
Mais sobre os Beatles – O grupo surgiu na década de 50, na cidade de Liverpool, na Inglaterra, e o nome faz um trocadilho com beetles (besouro) e beat (que significa batida ou compasso ritmado). John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista) eram os integrantes. As composições com letras marcantes e efeitos de guitarra fortes renderam – entre outros prêmios – vários Grammy. O primeiro disco, o compacto Love me Do, foi gravado em 1962 e o último, Let it Be, em 1970.