Sábado (9), é dia de celebrar o Dia dos Pais no COC e Dei Bambini. Para comemorar a data, a escola organizou uma programação tipicamente brasileira: Feijoada e Roda de Samba. A quadra estará disponível para jogos de vôlei e basquete entre pais e filhos. Haverá, ainda, um campeonato de Beach Soccer. A programação começa às 10 horas.
Será um momento também de “fazer arte” em que os alunos apresentarão poemas e músicas. No Recite Pai, os melhores poemas serão premiados. O primeiro lugar recebe uma bolsa no curso de inglês da escola de idiomas Skill Kids. Já no Canta Pai, as apresentações destaques levam 20 ingressos no Cinesystem e 10 cartões do Play Park. Os 50 primeiros pais que chegarem ganham ingressos para inauguração do Cine Star, no Tocantins Shopping.
A ideia é atrair os pais e proporcionar a eles um momento descontraído, de interação com os filhos e assim fortalecer os laços familiares. “O pai vai participar de ações de lazer com os filhos. Escolhemos como atração principal elementos típicos para valorizar a cultura brasileira, a feijoada e a roda de samba. A parte artística e de esporte será de muita interatividade”, afirmou o produtor de eventos do COC, Axel Brito.
Origem da data – Há controvérsias em relação a origem do costume de homenagear os pais. Uma corrente de historiadores defende que existem vestígios da comemoração há mais de 4 mil anos na Babilônia. A afirmação é baseada na descoberta de uma mensagem feita em uma placa de argila, onde um menino chamado Elmesu teria feito uma mensagem desejando saúde e vida longa ao pai.
Outra corrente acredita que a celebração nasceu do orgulho da norte-americana Sonora Louise Smart Dodd por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Smart, que criou sozinho os seis filhos após a morte da esposa. Outros estudiosos levantam a hipótese de que a data foi consolidada no período da Grande Depressão (1929), como medida para incentivar o consumo.