Com uma média de 12.8 segundos, o estudante de engenharia, José Mecenas, foi o ganhador do I Campeonato de Cubo Mágico de Imperatriz. O evento aconteceu, às 17 horas, de sábado (30), na praça de alimentação do Tocantins Shopping. Em segundo lugar ficou Iago Araújo, com 31.89 segundos. A iniciativa foi do colégio COC.
Os dois primeiros colocados receberam uma premiação em dinheiro: R$ 300 para o primeiro e R$ 200 para o segundo. Competiram 12 pessoas, entre eles duas mulheres. Para valorizar a participação feminina nessa modalidade, Aline Sousa, a mulher que montou o cubo em menor tempo recebeu três convites do CineStar.
O campeonato durou cerca de 2 horas e o cubo montado foi o 3X3X3. O vencedor, Mecenas, pratica há quatro anos e conta começou a praticar a montagem do Cubo Mágico por curiosidade. “Vi alguns vídeos e comecei a montar e me apaixonei. Desde então melhorei bastante o raciocínio lógico”, disse.
Ele aprovou a ideia do evento. “Achei uma ótima iniciativa para descobrir novos talentos e de conhecer novas pessoas”, avaliou José Mecenas. A comissão organizadora também avaliou positivamente a competição e já há planos para segundo, que deverá acontecer ainda esse ano.
“Fomos convidados a organizar o II Campeonato de Cubo Mágico durante a Feira do Livro (Salimp)”, informou o produtor de eventos do COC, Axel Brito. Os idealizadores, Jales Abrão e Bruno Felipe Sousa Ribeiro, ficaram animados com o resultado. “Agora vamos nos preparar para o segundo”, declarou Abrão.
A presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Edna Ventura, que assistiu a competição, destacou os benefícios do esporte. “É muito interessante porque estimula o raciocínio. Em São Paulo, uma escola adotou o Cubo Mágico, lá toda criança tem um cubo e o rendimento dos alunos melhorou”.