Imagem para confecção do BANNER  >> DOWNLOAD<<

Regulamento >> DOWNLOAD<<

 

Imperatriz, 06 de setembro de 2016.

Prezados Pais ou Responsáveis,

A Mostra de Ciências do Colégio COC Imperatriz, é um evento anual, que visa incentivar e descobrir talentos para as áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), além de estimular a criatividade e o espírito científico.  E este ano, em nossa 3ª Edição, viemos com o tema central, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: “Ciência Alimentando o Brasil”.

Este tema escolhido, está em consonância com o ano de 2016, declarado Ano Internacional das Leguminosas (AIL 2016) pela 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (UNESCO) e a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

O AIL 2016 visa aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas, como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.

As leguminosas são grãos secos para consumo tais como lentilha, feijão, ervilha e grão de bico, constituem uma fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos para consumo humano e fazem parte de uma dieta saudável.

A Direção, com apoio da Coordenação Pedagógica, Coordenação do evento e Professores, definiu que, para a construção do saber científico, é necessário criar oportunidades de interação entre conteúdos teóricos propostos no material didático e o método científico, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.

Desta forma, a 3ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, vem com a intenção de estimular o conhecimento científico dos alunos de forma transversal, usando como ferramenta didática os métodos investigativos e sistemáticos, na construção de uma educação crítica e comprometida com a transformação da sociedade para um mundo sustentável. Passamos pela compreensão da matemática, desvendando os dígitos dos códigos de barras nas embalagens dos alimentos (4°Ano), aos estudos da pureza dos méis e a química do refrigerante (9°Ano) como verdadeiros cientistas.

Contamos com a colaboração dos senhores pais, para que este evento alcance os objetivos propostos, além de oferecer oportunidades aos alunos de aprofundarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando assim o aprendizado efetivo.

Os alunos serão orientados pela professora responsável da turma, co-orientadores, professores colaboradores (corretor ortográfico) e equipe de coordenação pedagógica (Tabela 1), com intuito de desenvolver, orientar, acompanhar e construir todos os recursos necessários da 3ª MOSTRA DE CIÊNCIAS, tais como: projeto, Diário de Bordo, banners, experimentos, jogos maquetes e outras atividades.

 

 

 

Tabela 1: Equipe de orientação, co-orientação, professores colaboradores e subtemas por ano de ensino da 3ª MOSTRA DE CIÊNCIAS.

Orientador Co-Orientador Professor Colaborador Ano Subtemas
Bruna Barbosa Maria Oneth e Leyla Cafe Claudia Marroques Vale quanto pesa? A matemática nos alimentos
Marília Monteiro Maria Oneth e Leyla Cafe Claudia Marroques Vale quanto pesa? A matemática nos alimentos
Débora Valadares Luciene Santana Ferreira Silvana Freiesleben Sistema Digestivo: a viagem dos alimentos
Marcela Barros de O. Bezerra Policléssio Motta Silvana Freiesleben Rio Tocantins: meu crescente fértil
Rayanny Da Silva Andreia C. Martins Danilo Vila Corte e José Carneiro Da raiz ao fruto: a culinária nordestina põe a mesa
Gladson Resplandes Thiago Burlamaqui Valdirene Raniere Riqueza das nações: produção

e distribuição dos alimentos

Luciene Santana Ferreira Thiago Burlamaqui Gabriela Novaes Nutricientistas: desvendando a ciência dos alimentos
Thiago Burlamaqui Luciene Santana Ferreira Gabriela Novaes Nutricientistas: desvendando a ciência dos alimentos

 

O Cronograma das Atividades da 3ª MOSTRA DE CIÊNCIAS foi planejado com o intuito de não prejudicar os conteúdos do 3º e 4° bimestres, assim, os temas definidos e pesquisados pelos alunos contemplam conteúdos propostos para cada ano de ensino.

O valor da taxa de despesa para participar da 3ªMOSTRA DE CIÊNCIAS COC é de noventa reais (R$ 90,00) por aluno (Banners, Camiseta, Ornamentação do Stand, Certificação e Premiação), e a inscrição (período: 06/09/16 à 16/09/16) deve ser realizada na secretaria do Colégio em formulário próprio. Todas as despesas serão acompanhadas e registradas pela coordenação do evento assim como, será prestado contas aos pais e responsáveis ao final do evento.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Equipe de Direção e Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *