O Progresso23052014

 

“Arte de combinar os sons”.  Essa é a definição do dicionário Aurélio para a música. Porém, para os alunos do COC vai muito além, é uma ferramenta de aprendizagem. A professora de matemática Marcela Magalhães decidiu realizar um Festival de Paródias para facilitar o entendimento da matéria. Por meio da iniciativa, os estudantes compõem letras de canções relacionadas aos conteúdos.

Funciona assim: a professora explica o conteúdo, faz os exercícios e depois são elaboradas as músicas. Em seguida as composições são apresentadas em sala. “Eles aprendem melhor, assimilam o conteúdo e já estamos tendo resultados. Depois dessa iniciativa, as notas já melhoraram”, detalhou a professora. Além de ser uma linguagem universal presente no cotidiano, a música é motivadora no processo pedagógico.

Segundo Marcela Magalhães, a proposta foi bem recebida pelos alunos e tem estimulado a criatividade e a autoexpressão. “Foi mais fácil aprender o conteúdo. Fixa melhor”, detalhou a aluna Isabela Maluly. “Tinha muita dificuldade em aprender as fórmulas, depois das paródias, ficou bem mais fácil”, acrescentou Mirela Shicama. É a primeira vez que atividade é realizada, mas, já há a intenção de expandir o projeto para todo o colégio e para a Casa Escola Dei Bambini, que faz parte do Sistema COC e agrega a Educação Infantil. Para o próximo semestre,outras iniciativas semelhantes serão realizadas.

“Ao inserir o elemento da música no aprendizado da matemática, a iniciativa mostra prática inovadora e interdisciplinar adotada pela escola. É um reflexo de outros eventos tradicionais como o Fecoc- Festival de Música, que incentiva o exercício da música autoral e gera talentos fantásticos para a sociedade”, disse o produtor de eventos da escola, Axel Brito.

Matemática Contextualizada na Educação Infantil – Durante essa semana, o Dei Bambini realizou uma ação semelhante. Na quarta-feira (21), aconteceu uma aula extra classe, onde os alunos foram ao supermercado desenvolver uma pesquisa de preço. O objetivo foi trabalhar o planejamento financeiro e as quatro operações matemáticas.

Cada um levou R$ 5,00 para adquirir produtos selecionados. De acordo com a coordenadora do Dei Bambini, Carla Ferreira, a contextualização do conteúdo ao cotidiano é uma metodologia que facilita a assimilação dos estudantes. “As crianças receberam maravilhosamente bem. Atividades como essas facilita a aprendizagem, já que possibilita ver na prática o que é ensinado na teoria. Os alunos começam a perceber que o conteúdo passado na escola está inserido na realidade deles”, avaliou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *