11700898_10202984958544978_4470607927930004568_n

O céu estava todinho em festa, pois era noite de CairoCOC. Na noite de sábado (27), COC e a Casa Escola dei Bambini realizaram o IXCairoCOC. Esse ano, o tema abordado foi a Cultura Maranhense e a festança aconteceu na sede do Colégio COC. A programação contou com danças típicas como Bumba meu boi, Lindô, Lelê e Quadrilha apresentadas por alunos e grupos convidados.

Os pais também participaram, dançando junto com os filhos.  Quem compareceu, aprovou a iniciativa. “A decoração está bonita e os alunos animados. Essa é uma ótima forma da criança tirar a timidez, interagir com outras crianças e com as famílias”, disse a convidada Rosangela da Silva. A vó, Dora Araujo, quis assistir de perto a apresentação do neto e saiu encantada. “É lindo vê meu neto brincar”, contou.

Para a diretora da escola, Graciete Salani, além de proporcionar a interação entre alunos, colaboradores e a família, o evento valoriza a cultura nordestina. “Além das apresentações, resgatamos a culinária nordestina, trouxemos brincadeiras típicas, como a dança da laranja. O CairoCOC é um evento tradicional que relembra  as festas juninas”, disse. A mãe Nara Costa elogiou o Arriaiá. “Tudo perfeito! Linda decoração! Comidas típicas deliciosas! Os figurinos e apresentações de tirar o chapéu! Enfim a equipe COC está de parabéns”. Os colaboradores também estavam caracterizados e houve sorteio de prêmios.

As quadrilhas juninas são homenagens a São João, São Pedro e Santo Antônio. Os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer pelas chuvas na região, que servem para manter a agricultura. A festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, no período colonial. Depois foram incorporados elementos brasileiros a manifestação cultural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *