Curso Oswaldo Cruz (COC)

Foi fundado em 1963, por alunos da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, para atender à necessidade de preparar jovens vestibulandos de Medicina. O sucesso alcançado fez com que o Ensino Médio e, depois, o Ensino Fundamental fossem criados para atender à procura por um ensino que preparasse os alunos para o ingresso nas melhores universidades. Assim, o COC se transformou na maior escola particular da região. Em 1989, foi adquirido pela atual mantenedora, que queria transformar o sucesso da escola local em um sistema de ensino de projeção nacional. Foi criado, então, o projeto Educação 2000, no início da década de 90, com a reformulação total dos materiais didáticos, uma coleção de livros elaborada para formar desde a criança até o jovem pré-vestibulando.

O pioneirismo e a ousadia não tiveram limites. Tudo foi feito para que o projeto fosse um sucesso: a construção da COClândia, uma minicidade onde o exercício da cidadania e do convívio social é o dia-a-dia das crianças; a sala do futuro; as aulas em realidade virtual; a tecnologia 3D; a implantação de aulas práticas em laboratórios; a elaboração do material didático digital e muito mais.

O projeto foi muito bem sucedido e despertou o interesse de outras escolas em desenvolver um trabalho semelhante ao realizado nas unidades COC. Foi então criada a Editora COC, que tem parceria com mais de 100 escolas espalhadas por todo o Brasil e exterior, totalizando 170.000 alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Hoje, o Sistema COC de Ensino é o grupo educacional que mais cresce neste competitivo segmento do nosso país.